segunda-feira, 11 de janeiro de 2010


http://www.socialdesignsite.com/


Texto Design Social, de Joana Bertholo





Design Social Por Klaibert Miranda em Conceitosjaneiro 7, 2008

Em meu post O Design como Arma, fiz uma rápida abordagem sobre como o design pode causar debate, polêmica e reflexão, quando usado como forma de expressar ponto de vista, como fez o criador do jogo manifesto War in Rio.

Esta é uma das muitas funções do design social, vertente que vem ganhando força frente as crises regionais e globais atuais. O design social apóia-se no entendimento de que nós designers, somos os responsáveis por criar pontes, facilitar a relação entre o indivíduo e o mundo que o cerca e deixando de lado qualquer discurso inocente, fica evidente o tamanho da nossa responsabilidade na construção e desenvolvimento da sociedade a nossa volta.

É preciso deixar claro, no entanto, que o design social nada tem a ver com assistencialismo, as ações desta vertente do design têm como foco, transformar situações de desigualdade social e tecnológica, oferecendo através do design, recursos para que estas barreiras sejam superadas, gerando oportunidades de desenvolvimento com resgate da cidadania e a dignidade.
Pensar soluções para combater o frio de quem vive na rua ou mesmo maneiras alternativas
e mais viáveis de construir habitações, combater a seca, criar meios para desenvolver regiões sem grande potencial industrial ou agrícola são só alguns dos desafios encontrados.

Sabendo da importância e impacto que o nosso trabalho tem na transformação de paradigmas, é impossível pensar o design sem levar em consideração o impacto ambiental e moral de nossas ações e cabe a provocação: você está satisfeito com as condições do local e sociedade que o cerca?Como agentes da transformação, cabe a nós a missão de cumprir o papel de designers sociais, seja pensando melhor no impacto ambiental que os materiais das embalagens que desenvolvemos causa ou no impacto das mensagens que deixamos em nossos sites, blogs e etc.

retirado de:
http://www.designcoletivo.com/conceitos/design-social/





"Design Social como instrumento de inclusão social"

"O trabalho do designer é identificar, valorizar e respeitar sua biodiversidade e seu ritmo"
Cristian Ullmann (designer)

O design, vem como ferramenta, que auxilia na criação dos produtos que tenham potencial de serem inseridos no mercado, sem perder o seu valor, a sua identidade.
O design social, é um instrumento de inclusão social, funciona como um diferencial entre tantos produtores ou artesãos (...)

para ler mais

retirado de:
http://www.portaldasjoias.com.br/Julho_2006/DeficienteFisico/Deficiente_Fisico.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário